|
|
|
|
Add a new definition
Ludwig Michel 2013.06.12 |
1 up - 0 down Voto Contro Voto Para |
Ludwig Michel foi um piloto e mecânico alemão radicado no município de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul. Seu trabalho mais notável foi a construção artesanal da aeronave Michel 1, popularmente conhecida como "Fusca Voador", por ser movida com um motor de Fusca. Ela é considerada a primeira aeronave com motor não convencional do mundo. Michel veio para o Brasil ainda muito jovem, estabelecendo-se em Santo Ângelo, onde constituiu família. Sua primeira profissão foi marceneiro, por força de seu pai; mais tarde eletricista, torneiro mecânico e artífice em geral. Em 1943, Ludwig fez uma locomotiva a vapor em miniatura e uma maquete de uma cidade abastecida com energia elétrica de uma usina gerada a carvão. Construiu também um nível topográfico usando lentes de máquinas fotográficas velhas. Ludwig era sempre requisitado para resolver problemas complicados em máquinas e aparelhos. Chegou a ser procurado por oficiais da FAB, que certa vez faziam manobras na região, para resolver uma pane no motor de um T-6. Em 1958 fez o curso de piloto no Aeroclube de Santo Ângelo, onde, por muitos anos exerceu atividades em sua diretoria e mecânico de avião credenciado pelo Departamento de Aviação Civil.
By JungleKey.pt, Seleção Portuguesa.
|
Palácio Dos Azulejos 2013.06.6 |
2 up - 0 down Voto Contro Voto Para |
O Palácio dos Azulejos é um edifício histórico localizado no Centro da cidade de Campinas, no cruzamento das ruas Ferreira Penteado e Regente Feijó. Tem esse nome em função de seu revestimento de azulejos portugueses no pavimento superior. Foi construído em 1878, para servir de moradia a Joaquim Ferreira Penteado, barão de Itatiba. Em 1908, o prédio foi doado pelos sucessores do barão à municipalidade, que a transformou no Fórum e na sede da Prefeitura Municipal de Campinas: esta última função foi exercida até 1968, quando o Palácio dos Jequitibás foi concluído. Em 1967, o prédio obteve o reconhecimento federal, estadual e municipal, sendo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (sendo até agora a única construção em Campinas com o reconhecimento do IPHAN), pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (CONDEPACC). Na década de 1990, o controle passou da SANASA à Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, passando a abrigar o Museu da Imagem e do Som e parte do Arquivo Municipal. Em 2004, a PETROBRAS patrocinou o projeto de revitalização do edifício.
By JungleKey.pt, Seleção Portuguesa.
|
Conjunto Maria Albertina 2013.06.14 |
0 up - 1 down Voto Contro Voto Para |
Conjunto Maria Albertina é um grupo musical de música popular portuguesa, fundado em 1959, por António Rodrigues e pela sua filha Maria Albertina, com apenas 13 anos, que tocava acordeão. Esta cantora não é a Maria Albertina que é mãe do locutor Cândido Mota. "Avé Maria do Coração" foi o primeiro sucesso do grupo a que se seguiram muitos outros. O mais popular deles, O Emigrante de 1977, foi um dos primeiros disco de ouro em Portugal. O grupo abrilhantou milhares de festas e arraiais, em Portugal e junto das comunidades de emigrantes. Ainda em 1977 participaram no Festival RTP da Canção com o tema "A flor e o fruto", ao qual se seguiu um interregno na carreira. Em 2002 reagruparam-se e lançaram o álbum Conjunto Maria Albertina - 20 anos depois.
By JungleKey.pt, Seleção Portuguesa.
|
José Leandro De Carvalho 2013.06.6 |
1 up - 0 down Voto Contro Voto Para |
José Leandro de Carvalho foi um pintor, cenógrafo e desenhista brasileiro. Acredita-se que tenha estudado pintura no Rio de Janeiro com Manuel Patola, Leandro Joaquim e Raimundo da Costa e Silva. Começou trabalhando em encomendas religiosas, e com a chegada da corte portuguesa ao Brasil passou a ser um importante retratista de Dom João VI e membros da sociedade carioca. Elaborou o pano de boca do antigo Teatro São Pedro, com uma vista da Baía da Guanabara (hoje perdido), além da cenografia para as coroações de Dom João VI e Dom Pedro I. Trabalhou também em várias igrejas, especialmente para a Capela Real do Rio, na qual é o autor de uma série de painéis ovais com pinturas do apóstolos localizados na nave. Para a mesma igreja realizou um retrato da família real para a capela-mór (c.1811), hoje perdido. Executou também vários trabalhos para a Igreja de São Francisco de Paula do Rio de Janeiro. Foi enterrado nessa igreja em 1834.
By JungleKey.pt, Seleção Portuguesa.
|
Maria Alberta Menéres 2013.06.13 |
1 up - 0 down Voto Contro Voto Para |
Maria Alberta Rovisco Garcia Menéres de Melo e Castro, é uma professora, jornalista e escritora portuguesa. Licenciada em Ciências Histórico-Filosóficas, escreveu o primeiro livro em 1952, com o título Intervalo. Em 1960, Água-Memória, valia-lhe o prémio do Concurso Internacional de Poesia Giacomo Leopardi. De 1965 a 1973 foi professora nos Ensinos Técnico, Preparatório e Secundário, tendo leccionado Língua Portuguesa e História. Colaborou com vários jornais e revistas literárias - Diário de Notícias, Távola Redonda, Cadernos do Meio Dia e Diário Popular, onde coordenou a secção de iniciação à literatura. De 1974 a 1986, dirigiu o Departamento de Programas Infantis e Juvenis da Rádio e Televisão de Portugal e, em paralelo, organizou a Antologia da Novíssima Poesia Portuguesa, com Ernesto de Melo e Castro, seu marido. Entre 1990 e 1993 dirigiu a revista Pais. Entretanto, na Provedoria da Justiça, foi-lhe dada a responsabilidade Provedora de Justiça de Crianças. A sua obra infanto-juvenil inclui poesia, contos, Banda desenhada, teatro, novelas, cómicos e a adaptação de clássicos da literatura. Em 1986 recebeu o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, pelo conjunto da sua obra literária. Em 2004 deu nome a um agrupamento de escolas, na Tapada das Mercês, em Sintra. É mãe da cantora Eugénia Melo e Castro.
By JungleKey.pt, Seleção Portuguesa.
|
Caingangues 2013.06.11 |
1 up - 0 down Voto Contro Voto Para |
Os caingangues (kaingang, kanhgág) são um povo indígena do Brasil meridional. Sua língua pertencente à família linguística jê, do tronco macro-jê. Sua cultura desenvolveu-se à sombra dos pinheirais. Há pelo menos dois séculos, sua extensão territorial compreende a zona entre o Rio Tietê e o Rio Ijuí. No século XIX, seus domínios se estendiam para oeste, até San Pedro, na província argentina de Misiones. Atualmente, os caingangues ocupam cerca de trinta áreas reduzidas, distribuídas sobre seu antigo território, nos estados meridionais brasileiros de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com uma população aproximada de 29 000 pessoas. Os caingangues estão entre os cinco povos indígenas mais populosos no Brasil. Na literatura internacional, caingangues tem designado o povo que, na literatura de língua portuguesa, é chamado xoclengue (que hoje se autodenominam laklãnõ). Os xoclengues foram descritos por Jules Henry, pesquisador que esteve entre eles no início da década de 1930, no leste de Santa Catarina. Por isso, o que se costuma referir, na literatura internacional, como característica da cultura caingangue é, na verdade, característica da cultura xoclengue, segundo a descrição de Jules Henry.
By JungleKey.pt, Seleção Portuguesa.
|
Status Plus 2013.06.6 |
1 up - 0 down Voto Contro Voto Para |
A Status Plus foi uma versão mais sofisticada da revista brasileira Status, publicada pela Editora Três. Lançada em 1981, pretendeu apresentar em cada número uma mulher famosa posando nua, mas teve pouquíssima duração. A edição de estréia apresentou a atriz Cristiane Torloni. Outras atrações das poucas edições da revista foram as cantoras Fafá de Belém e Gal Costa, a modelo Xuxa, a atriz Nastassia Kinski e a atriz Suzana Vieira.
By JungleKey.pt, Seleção Portuguesa.
|
Wilson Vieira 2013.06.7 |
1 up - 0 down Voto Contro Voto Para |
Wilson Vieira é um autor brasileiro de banda desenhada, comics, fumetti ou quadrinhos mais conhecido, pelos seus trabalhos em Itália nos anos 70.
By JungleKey.pt, Seleção Portuguesa.
|
Carlos Negreiros 2013.06.2 |
3 up - 0 down Voto Contro Voto Para |
Carlos Augusto de Negreiros Ferreira é um percussionista, compositor e cantor brasileiro. Sua musicalidade têm influência cultural afro-brasileira e indígena. Estudioso dos ritmos afro-brasileiros, ministrou aulas de percussão no Centro Cultural da UERJ, onde criou e dirigiu a Orquestra de Tambores e de Formação em Percussão e em Música para Diretores de Harmonia das principais escolas de samba do Rio de Janeiro, ligadas a Sodheserj. Recentemente participou como professor de percussão popular da 22ª edição do Encontro Internacional da Escola de Música de Brasília. Como percussionista, integrou a Orquestra Afro-Brasileira do maestro Abgail Moura, primeira orquestra a colocar sistematicamente a percussão como elemento solo em peças musicais. Participou de vários festivais de jazz em Berlim, Praga, Viena, Liepzig, Weimar, Halle e Frankfurt. Gravou com diferentes artistas da MPB. Com Milton Nascimento participou do show Missa dos Quilombos na Espanha. Foi diretor cultural do Afoxé Filhos de Gandhi e um dos fundadores dos grupos Ação de Teatro, do Dança Afro Moderna Olorum Baba Min e da escola de samba Quilombos. Junto com os maestros Karl Berger e Paulo Moura, ministrou oficinas de percussão no MAM do Rio de Janeiro. Realizou palestras nas Universidades de Atlanta e Washington sobre os ritmos brasileiros, workshops de percussão brasileira em centros culturais de Berlim e no Samba Sidon, o maior evento de samba realizado na Alemanha. Recentemente, criou o Quarteto Repercussão (também integrado por Luizão Bastos - Percussão e voz; Edson Barbosa - Violão, voz e arranjos; Andrea Spada - Contrabaixo e voz), onde participa como Cantor/percussionista, fortemente embasado na estética percussiva afro brasileira - seu primeiro CD, Som Mestiço, foi lançado em março de 2006, pelo Selo Fina Flor. É também arranjador, compositor, cantor e percussionista dos grupos Laskamão e Baticun. Com o Baticun, gravou com o quarteto de sopro Fun Horns o CD Almost Live, em 1994.
By JungleKey.pt, Seleção Portuguesa.
|
Maria Do Rosário Cassimiro 2013.06.15 |
2 up - 0 down Voto Contro Voto Para |
Maria do Rosário Cassimiro, natural da cidade de Catalão, é uma educadora, escritora e professora brasileira, ex-presidente da Academia Feminina de Letras de Goiás e ex-reitora da Universidade Federal de Goiás entre os anos de 1982 e 1985 e da Universidade Federal do Tocantins (UFT, à época Unitins) quando da separação dos dois estados. Foi a primeira mulher a exercer o cargo de reitora em uma universidade federal brasileira. Bacharel em Pedagogia PUC-GO e licenciada em pedagogia pela mesma universidade, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Foi condecorada com o título de professora emérita da UFG. Atualmente é membro do Conselho Estadual de Educação do Estado de Goiás, onde também exerceu a presidência. Antes da reitoria ocupou a presidência do Conselho Coordenador de Ensino e Pesquisa (CCEP) e a pró-reitoria de extensão na UFG, durante o reitorado do eminente professor José Cruciano de Araujo, gestão esta que foi responsável pela criação dos campi avançados de Jataí, Catalão, Firminópolis e Porto Nacional, esta última cidade hoje pertencente ao estado do Tocantins. Consoante a Ata do Egrégio Conselho Universitário da Universidade Federal de Goiás, que em reunião ordinária, a 28 de fevereiro de 1980, discutiu e aprovou o Projeto de Resolução que provê sobre os campi da UFG.
By JungleKey.pt, Seleção Portuguesa.
|
Catarina Matos 2013.06.4 |
1 up - 0 down Voto Contro Voto Para |
Catarina Matos é uma actriz portuguesa, com ascendência angolana. Iniciou a sua carreira na TPA (Televisão Pública de Angola) em 1998.
By JungleKey.pt, Seleção Portuguesa.
|
Miuzela 2013.06.6 |
0 up - 1 down Voto Contro Voto Para |
Miuzela é uma freguesia portuguesa, situada na Província da Beira Alta pertencente ao concelho de concelho de Almeida distrito da Guarda, com 14,20 km² de área e 368 habitantes (2011). Densidade: 25,9 hab/km² É muito possível que Miuzela fosse em tempos romanos uma aldeia com gente céltica, proveniente de zonas com traz montes braganza miranda e zamora e leon,e astorga chamada zona dos zoelas ou zelas ou da tribo céltica dos zoellum. Eram uma grande tribo do norte de Portugal e de Espanha, muito influente entre as outras tribos célticas os romanos que fizeram um pacto de paz escrita com esta tribo. É muito possível que seja até famílias de escravos zoelas trazidos em tempos de Roma, para as minas romanas existentes na área da Malhada Sorda, no sitio dito do verdugal, com ligação ao carril, já perto de Vilar Maior. Os romanos para explorarem o minério tinham necessariamente necessidade de escravos, ora os romanos depois da ultima conquista nas Astúrias e cantábricos, dominaram a região dos zoelas, de origem do sul das asturia e de leon, ora as legios occuparam em força a regiao de leon, nome de cidade que vem aliás do nome da leggionne pois é muito possível que esses zoelas fossem combatentes reduzidos a escravos, e trazidos para as minas de estanho da Malhada Sorda e arredores. Ora uma das hipóteses do nome Miuzela, é o estudo do prefixo da palavra,seja a palavra Miu que significa em antigo português, meu, nosso, minha propriedade, minha origem, o que me pertence, palavra que ainda hoje existe na língua do mirandês e que vinha directamente da zona de Miranda, Zamora e leon até à serra da Malcata na raia . Essa palavra "miu" é derivante do mirandês falado na zona de Miranda que era uma das zonas aonde vivia gente da tribo dos zoelas e é muito possível que esses escravos do minério, se dissessem miu zoela, para deixar uma mensagem poderosa aos descendentes que pertenciam ou eram gente da grande tribo dos zoelas ou zelas do norte de Portugal e de Espanha.
By JungleKey.pt, Seleção Portuguesa.
|
Leonor Seixas 2013.06.2 |
1 up - 0 down Voto Contro Voto Para |
Leonor Seixas é uma actriz portuguesa. É filha natural da pianista Carla Maria Valente de Carvalho Seixas (Luanda, 30 de Outubro de 1954) e de Fernando Alberto Moreira Serafim, casado com Maria Inês Mazoni da Costa da Cunha Rosa (Lisboa, 25 de Maio de 1955), de quem tem dois filhos. Formada pela Escola Profissional de Teatro de Cascais. Aluna do The Lee Strasberg Theatre and Film Institute, em Nova Iorque. Foi dirigida no teatro por Fernanda Lapa em Marcas de Sangue de Judy Upton e Carlos Fraga em 1755 O Grande Terramoto de Filomena Oliveira e Miguel Real. Na ópera trabalhou com João Lourenço em Albert Herring de Benjamin Britten e integrou o elenco de Sancta Susanna de Hindemith. Actriz regular na televisão popularizou-se nas novelas Saber Amar, Mistura Fina, Paixões Proibidas, Vila Faia e Feitiço de Amor. Mais recentemente fez uma participação especial na novela Laços de Sangue da SIC (2010). Participou nas séries Até Amanhã Camaradas de Joaquim Leitão, Pedro e Inês, Casos da Vida (TVI, 2008) e no telefilme de José Nascimento, Rádio Relâmpago (2003). No cinema protagonizou A Passagem da Noite de Luís Filipe Rocha (2003) e O Meu Alien de Carlos Conceição (2008).
By JungleKey.pt, Seleção Portuguesa.
|
Colégio Dos Padres Jesuítas 2013.06.10 |
1 up - 0 down Voto Contro Voto Para |
O Colégio dos Padres Jesuítas foi um educandário católico do Rio de Janeiro colonial, pertencente à Companhia de Jesus. Em 1567, quando da expulsão definitiva dos franceses da região da Baía de Guanabara, o arraial fundado em 1565 por Estácio de Sá no sopé do Morro Cara de Cão foi transferido para o alto do Morro do Castelo, cuja posição estratégica possibilitava um controle maior sobre o território. No novo arraial de São Sebastião do Rio de Janeiro, o Padre Manuel da Nóbrega, líder da primeira missão jesuítica a chegar à América, funda o Colégio dos Padres Jesuítas, voltado sobretudo para a catequese dos índios nativos. Com a expulsão dos Jesuítas do Império Português pelo Marquês de Pombal em 1759, as instalações do colégio passam a abrigar o Hospital Militar da Corte. Em 1922, para abrir espaço para a montagem da Exposição Comemorativa do Centenário da Independência do Brasil, o Morro do Castelo é arrasado e o antigo prédio do colégio e sua igreja foram demolidos. Os elementos remanescentes do antigo colégio do Morro do Castelo, estão hoje no Colégio Santo Inácio, no bairro de Botafogo, Zona Sul da cidade, instituição herdeira direta do legado jesuíta no Rio de Janeiro.
By JungleKey.pt, Seleção Portuguesa.
|
Dogmons! 2013.06.14 |
1 up - 0 down Voto Contro Voto Para |
Os Dogmons! é uma desenho animado brasileiro feito em forma de animê que segue o mesmo gênero de batalhas entre mascotes com poderes como Pokémon e Digimon. Começou a ser produzido em 2002, mas acabou tendo apenas 3 episódios produzidos e exibidos em feiras de animês. O primeiro episódio: O Portal foi exibido no site WTN no bloco infantil "WTN Kids" em 2008 sendo dividido em 5 partes exibidas semanalmente. Também foi lançado um DVD com o primeiro episódio completo e um gibi com a história do desenho animado em quadrinhos. Pelo que parece o projeto foi cancelado pela produtora já que não se mostra mais nada da produção dessa série.
By JungleKey.pt, Seleção Portuguesa.
| Add a new definition
|
|